TRABALHO DE FILOSOFIA, TECNOCIÊNCIA E CULTURA
Texto: LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
QUESTÃO/TEMA GERAL:
É possível pensar de modo generalizado a respeito do papel que o desenvolvimento técnico proporciona nas sociedades humanas? Ou será que para pensar esse papel é necessário considerar o desenvolvimento das técnicas caso a caso, em particular?
TÓPICOS A SEREM TRABALHADOS:
- Qual é a posição de Levy e quais argumentos ele apresenta para fundamentar sua posição? [No caso de vocês concordarem com Levy, pensem em outros argumentos, exemplos, etc., que fortaleçam o que o filósofo diz; no caso de haver desacordo, façam objeções, mostrem onde o autor falhar, qual o problema com o modo como ele entende as coisas]
- Expliquem o modo como Levy vê a relação entre técnica e sociedade (condicionante ou determinante). Posicionem-se frente à análise do filósofo [Concordem, discordem, modifiquem, acrescentem, etc.].
- Explicitem qual o problema que Levy vê com o uso da metáfora do “impacto” para explicar os fenômenos ligados à tecnologia. Apontem as razões que Levy apresenta para justificar essa impressão de “impacto”.
QUESTÃO VINCULADA:
Façam um prognóstico das relações entre técnica e sociedade no mundo contemporâneo face a avanços técnicos recentes.
QUESTAO/TEMA GERAL:
As mudanças culturais trazidas pelos avanços técnicos no campo da informação e comunicação podem revolucionar as sociedade e suas relações com a mesma intensidade que a invenção da escrita o fez?
TÓPICOS A SEREM TRABALHADOS:
- Qual é a posição de Levy quanto à questão geral?
- Expliquem quais são, segundo Levy, as modificações mais importantes que o advento da escrita, ao substituir as culturas orais, trouxe à prática da comunicação.
- Expliquem o conceito de “universal sem totalidade”, comparando o tipo de universal ligado à cultura escrita com o universal característico da cibercultura.
- As mídias de massa aproximam-se mais do universal da cibercultura ou do universal totalizante? Expliquem e avaliem os argumentos de Levy.
QUESTÃO VINCULADA:
Abordem a questão da influência das técnicas da informação no desenvolvimento da pesquisa científica.
QUESTAO/TEMA GERAL:
A música tecno realmente incorpora as características fundamentais da cibercultura? Isto é, pode ser adequadamente inserida no conceito do “universal sem totalidade”, conforme acredita Levy?
TÓPICOS A SEREM TRABALHADOS:
- De que maneira Levy justifica sua inserção da música tecno na concepção de arte que surge de seu conceito de “universal sem totalidade”, essência da cibercultura. Que argumentos ele apresenta?
- O que muda, segundo Levy, na prática da criação musical com o avanço da música tecno? Como relacionar os elementos característicos da música da cibercultura com os elementos principais da música mais tradicional?
QUESTÃO VINCULADA:
É possível fazer um juízo de valor a respeito da disseminação da música tecno? Em outras palavras, é possível afirmar que a música tecno representa uma degradação da composição musical ou devemos vê-la como uma evolução da música?
[Relacionem os tópicos entre si]
[Sejam coerentes ao relacionar os tópicos com sua tese e argumentação]
[Não abusem das citações; utilizem-nas somente quando necessário para comprovar suas afirmações]
Orientações formais: Texto digitado, fonte 12, espaço entre linhas 1,5, fonte Times New Roman, texto justificado, mínimo de 4 páginas de texto (sem contar capa, bibliografia, etc.), bibliografia no final do texto.
Caros alunos do curso de Artes Visuais, estou disponibilizando aqui no blog os temas propostos para nosso trabalho final com o objetivo de abrir espaço para a discussão de eventuais dúvidas, comentários, esclarecimentos, etc. O material é o mesmo que já passei para vocês em classe. Um abraço.
Texto: LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
QUESTÃO/TEMA GERAL:
É possível pensar de modo generalizado a respeito do papel que o desenvolvimento técnico proporciona nas sociedades humanas? Ou será que para pensar esse papel é necessário considerar o desenvolvimento das técnicas caso a caso, em particular?
TÓPICOS A SEREM TRABALHADOS:
- Qual é a posição de Levy e quais argumentos ele apresenta para fundamentar sua posição? [No caso de vocês concordarem com Levy, pensem em outros argumentos, exemplos, etc., que fortaleçam o que o filósofo diz; no caso de haver desacordo, façam objeções, mostrem onde o autor falhar, qual o problema com o modo como ele entende as coisas]
- Expliquem o modo como Levy vê a relação entre técnica e sociedade (condicionante ou determinante). Posicionem-se frente à análise do filósofo [Concordem, discordem, modifiquem, acrescentem, etc.].
- Explicitem qual o problema que Levy vê com o uso da metáfora do “impacto” para explicar os fenômenos ligados à tecnologia. Apontem as razões que Levy apresenta para justificar essa impressão de “impacto”.
QUESTÃO VINCULADA:
Façam um prognóstico das relações entre técnica e sociedade no mundo contemporâneo face a avanços técnicos recentes.
QUESTAO/TEMA GERAL:
As mudanças culturais trazidas pelos avanços técnicos no campo da informação e comunicação podem revolucionar as sociedade e suas relações com a mesma intensidade que a invenção da escrita o fez?
TÓPICOS A SEREM TRABALHADOS:
- Qual é a posição de Levy quanto à questão geral?
- Expliquem quais são, segundo Levy, as modificações mais importantes que o advento da escrita, ao substituir as culturas orais, trouxe à prática da comunicação.
- Expliquem o conceito de “universal sem totalidade”, comparando o tipo de universal ligado à cultura escrita com o universal característico da cibercultura.
- As mídias de massa aproximam-se mais do universal da cibercultura ou do universal totalizante? Expliquem e avaliem os argumentos de Levy.
QUESTÃO VINCULADA:
Abordem a questão da influência das técnicas da informação no desenvolvimento da pesquisa científica.
QUESTAO/TEMA GERAL:
A música tecno realmente incorpora as características fundamentais da cibercultura? Isto é, pode ser adequadamente inserida no conceito do “universal sem totalidade”, conforme acredita Levy?
TÓPICOS A SEREM TRABALHADOS:
- De que maneira Levy justifica sua inserção da música tecno na concepção de arte que surge de seu conceito de “universal sem totalidade”, essência da cibercultura. Que argumentos ele apresenta?
- O que muda, segundo Levy, na prática da criação musical com o avanço da música tecno? Como relacionar os elementos característicos da música da cibercultura com os elementos principais da música mais tradicional?
QUESTÃO VINCULADA:
É possível fazer um juízo de valor a respeito da disseminação da música tecno? Em outras palavras, é possível afirmar que a música tecno representa uma degradação da composição musical ou devemos vê-la como uma evolução da música?
[Relacionem os tópicos entre si]
[Sejam coerentes ao relacionar os tópicos com sua tese e argumentação]
[Não abusem das citações; utilizem-nas somente quando necessário para comprovar suas afirmações]
Orientações formais: Texto digitado, fonte 12, espaço entre linhas 1,5, fonte Times New Roman, texto justificado, mínimo de 4 páginas de texto (sem contar capa, bibliografia, etc.), bibliografia no final do texto.
Caros alunos do curso de Artes Visuais, estou disponibilizando aqui no blog os temas propostos para nosso trabalho final com o objetivo de abrir espaço para a discussão de eventuais dúvidas, comentários, esclarecimentos, etc. O material é o mesmo que já passei para vocês em classe. Um abraço.
13 comentários:
Ola
Eu não o compreendendo o conceito de levy mais eu cacho que estou chegando perto!!!!
Explique o conceito de universal sem totalidade comparando o tipo de universal ,ligado á cultura escrita com o universal caracteristica da cibercultura.
Para Lévy, a cibercultura é definida pela “universalidade sem totalidade”, ou seja, ao aceitar a todos e permitir sua interconexão independente da “carga semântica” das entidades relacionadas, o ciberespaço permite que a cibercultura não tenha uma centralização de idéias, nem uma diretriz.
No plano técnico, a velocidade da evolução e virtualização das informações são as constantes da Web. Neste aspecto é possível apontar uma contradição, pois, se é correto afirmar que a infra-estrutura técnica tende a universalizar “padrões” (com sistemas operacionais, linguagens de programação e aplicativos), essa universalização acaba por concentrar-se nas mãos de alguns poucos detentores de ni
Ola Jean! Estou aqui em busca de esclarecer uma duvida que surgiu com meu grupo durante o fim de semana, sobre o terceiro tema do trabalho. Baseado nos capitulos anteriores, ao iniciar a leitura e começar a discutir o texto sobre a musica tecno, fomos criando a ideia de que o termo tecno usado no texto poderia se referir à tecnologia usada durante a evolução da musica desde a sua linguagem oral, escrita, gravação até passar ao uso de tecnologias em estudio, nas partes finais do texto, o que da a entender é que el se refere ao estilo de musica que denominamos tecno, assim como drum bass, jungle, umderground e etc. O que gostaria de esclarecer é qual dessas idéias estão no caminho certo, ou podemos relacionar ao "tecno" como essa parte de evolução tecnologica´até chegarmos a musica eletronica. A ideia de tecno como tecnologia surgiu da parte do primeiro tema onde se fala de tecnica. Obrigado . Osmar 3º sem noturno
"Artes visuais", embora seu comentário não tenha sido publicado na íntegra, creio que é possível entender o raciocínio por trás dele: parece que você quer apontar uma contradição entre a caracterização que Levy faz da cibercultura como sendo um certo universo semântico sem ponto fixo, sem padrões definidos e totalizáveis, e a existência de sistemas operacionais que dominam o ambiente virtual do ciberespaço - como, por exemplo, o sistema operacional do Windows - e parecem imobilizá-lo e, de certa forma, totalizá-lo. Bom, se for isso o que você quis dizer, cabe notar que Levy também chama a atenção para o fato de que outra característica importante da cibercultura é sua tendência a criar uma tensão rumo à universalização, à sistematização. Isso significa que é normal que em determinados momentos haja uma tendendência à universalização, mas ela nunca ocorre como totalização. Levy faz uma analogia com o processo de seleção natural das espécies biológicas para ilustrar esse ponto. Diz ele que em um mesmo nicho ecológico é necessário que algumas espécies concorrentes desaparecam e outras sobrevivam. Mas essa seleção é apenas a etapa de um processo que, como tal, tende a se repetir. Portanto, que existam no ciberespaço sistemas operacionais dominantes, por exemplo, não implica que hajam padrões imutáveis e totalizantes de significação.
Caro Osmar, quando Levy utiliza a música tecno para ilustrar o tipo de arte característico da cibercultura ele está apenas retomando a palavra "tecno" no sentido em que aqueles que, digamos assim, criaram esse a música tecno o empregaram. É bem provável, no entanto, que aqueles que pela primeira vez cunharam esse termo para se referir a esse estilo musical quiseram frisar o fato de que esse tipo de composição musical depende intimamente dos avanços técnico-digitais recentes. Seja como for, o termo "tecno" não é um termo específico do vocabulário da filosofia do Levy.
Iaê Prof. Gostou do nosso trabalho? Queria que você fizesse alguns comentários..
Até mais
Raphael Brasilio - 3° B
Carissimo Prof Jean, confesso que estou desapontada com minha média final, fiquei para exame e gostaria de saber o que será dado na prova , não sei se este é o momento certo, mas gostaria de saber o que saiu de tão errado com meu trabalho, apesar de não entender muito bem cibercultura , eu e meu grupo nos esforçamos o máximo para comprender as teorias de Levy. Sou estudante do curso de Artes Visuais da Unicastelo ( 3º sem. B - matutinho)Ficaremos imensamente feliz com sua resposta e consideração.
Um abraço
Rosimeire Coutinho
Cara Rosemeire, o principal problema com o trabalho de vocês foi não ter cumprido aquilo que foi proposto. Já de início, houve uma confusão a respeito dos temas propostos; vocês misturaram tópicos que deveriam ser abordados em um tema com tópicos que foram solicitados apenas para os outros temas. No geral, praticamente não houve exercício de argumentação, uma vez que nem a questão principal, nem a questão vinculada foram respondidas. Além disso, o trabalho ficou com um certo aspecto de "colcha de retalhos", sem um fio condutor claro, o que talvez tenha ocorrido em virtude da utilização de fontes secundárias - principalmente textos da net - sem muita preocupação com a coerência do texto. Por essas razões, o trabalho acabou não atingindo os resultados esperados. Infelizmente, nem sempre todos os esforços vão na direção correta. Com relação à avaliação de exame, novamente teremos como objeto de reflexão o texto de Pierre Levy, em particular o sexto capítulo de seu livro "Cibercultura" (o segundo que foi passado pra vocês). Provavelmente a questão da prova vai girar em torno do esclarecimento do conceito de "universal sem totalidade", assim como da diferença entre esse tipo de universal e o universal característico da comunicação escrita - o universal totalizante. Leia o capítulo com atenção, faça anotações (elas poderão ser usadas no dia do exame) e procure ter claro o que significam os termos "universal", "sem totalidade" e "totalizante" no contexto da argumentação de Levy. Bom, é isso. Um abraço e bons estudos.
Raphael, o trabalho de vocês ficou muito bom, uma vez que cumpriu adequadamente o roteiro proposto: todos os tópicos foram abordados e as questões principal e vinculada foram respondidas e justificadas mediante argumentação. Apenas o primeiro parágrafo do texto de vocês parece um tanto descontextualizado, já que ele começa abordando a questão geral solicitada para um dos outros temas a ser escolhido. É certo que relações entre essa questão e o tema trabalhado por vocês são possíveis, mas nesse caso seria necessário um texto mais longo (e um exercício argumentativo mais penoso) para explorar essas relações. Mas, no geral, um ótimo trabalho: claro, objetivo e bem escrito. Parabéns.
Obrigada pela consideração e resposta, com certeza agora estarei mais preparada para o exame... e que eu consiga o melhor!!!
Um grande abraço,
Rosimeire Coutinho
Querido prof Jean, estamos ansiosas pela nossa nota do exame... Por favor envie para meu email o quanto antes, ainda não temos a média no site da facul.
Grata e no aguardo,
Rosimeire Coutinho (Artes Visuais, 3 B)
Cara Rosemeire, infelizmente não tenho mais as notas de vocês comigo, já que todo o material foi entregue à Secretaria Geral. No entanto, posso lhe assegurar, pois disso me lembro, que você não teve problema algum com a prova, obtendo um resultado bem satisfatótio. Portanto, não se preocupe e aproveite as férias. Um abraço.
Professor jean, sou seu aluno na faculdade unicasatelo,meu nome é ubirajara e gostaria de saber o nome do livro que o senhor recomendou para nós para nós no curso de serviço social primeiro semestre,com os temas:O que é a antropologia e A pré-história da antropologia.
Caro Ubirajara, os livros que trabalharemos no curso de Antropologia Cultural são "Aprendendo Antropologia", de François Laplantine, e "Antropologia Cultural", de F. Kessing. Um abraço e bons estudos!
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